Relações Tóxicas – como identificar?

By 24/10/2019 Noticias

Pauta comum atualmente, durante muito tempo o assunto “Relacionamentos Abusivos” foi negligenciado, deixado de lado, mantido em silêncio ou até apresentado como comum, habitual, romantizado em séries, novelas, filmes. As relações tóxicas não se apresentam apenas em relacionamentos amorosos, mas também profissionais, familiares ou entre amigos. Ele pode ser identificado por emoções negativas que geram uma série de problemas emocionais. Entre os sinais comuns nestes casos, psicólogos apontam alguns como críticas exageradas, comportamento hostil, falta de demonstrações de afeto, desrespeito, sentimento de culpa, exaustão.

Douglas Oliveira é psicólogo do Espaço Nelson Pires e conta que alguns sinais podem dar indício de uma relação tóxica: “Quando um relacionamento, seja ele amoroso, profissional ou familiar, passa a ser permeado por emoções negativas, trazendo prejuízos emocionais, é sinal de que os indivíduos envolvidos nele podem estar vivendo um relacionamento tóxico”. A dependência emocional é outro fator que precisa ser analisado nesse contexto, diz o psicólogo: “A relação tóxica é uma relação disfuncional. Um modo de relacionamento amoroso ou não, é uma relação empobrecida do ponto de vista emocional, alimentado pela dependência emocional. A pessoa se sente refém do relacionamento, aprisionada, com suas autopercepção, autoestima e capacidade de pensamento crítico abaladas”.

Para as pessoas que vivem essa relação não é simples, afastar-se porque existem muitos aspectos inconscientes. Para conseguir se afastar é importante ter consciência de que se está vivendo dessa forma, fortalecer-se emocionalmente e buscar uma rede de apoio, oriente Douglas. As relações tóxicas causam prejuízo emocional, interfere na autoestima e diminui o rendimento em suas atividades. Quem está envolvido em uma relação tóxica pode somatizar, jogando no corpo o que não foi possível elaborar. A pessoa envolvida nesse tipo de relação pode perder a noção de quem é.

Leave a Reply

Conversar
1
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by