Projeto Terapêutico

O Espaço Nelson Pires apresenta-se como um dos serviços de saúde mental mais completos do país, pois oferece diversos formatos de tratamento. Em todos eles, estamos organizados para agir no tratamento de transtornos mentais, assim como, os problemas decorrentes da dependência química. Dessa maneira e com pilar na humanização, o Espaço consegue atender de maneira individualizada, respeitando a realidade e as necessidades de cada um de seus clientes.

Venha nos conhecer!

Entre em Contato

Hospital-Dia Karl Jaspers

O Hospital-dia é um espaço voltado para a assistência à pessoas em sofrimento psíquico, seus familiares e comunidade, seja após uma internação ou não. Funciona como um centro de convivência, um local de integração à sociedade, manutenção da assistência e prevenção de internações hospitalares integrais.

O funcionamento é de 8h às 17h, de segunda na à sexta-feira. O cliente pode frequentar o espaço uma vez na semana, três vezes ou até cinco vezes semana, de acordo com suas necessidades.

Aqui são oferecidos grupos terapêuticos, grupos reflexivos, oficinas de arte, costura, dança, educação física, psicoterapias, atividades externas, passeios, atendimento médico, grupo de família, entre outros.

Para iniciar o tratamento é necessário ligar para o telefone (71) 3418-7446 e agendar um acolhimento no Hospital Dia Karl Japers. A partir do primeiro atendimento com a equipe, todo o plano terapêutico será planejado em conjunto com o cliente e sua família.

Internação Integral

O que é uma internação em saúde mental?  

A internação em nosso Espaço se caracteriza como um momento de acolhimento, hospitalidade e proteção ao sujeito em crise, respeitando-o em seu adoecimento, privilegiando a sua subjetividade, assim como, ajudando-o a lidar com o sofrimento vivenciado através de diversos recursos terapêuticos.

Entendemos a crise como um momento pontual que necessita de acompanhamento integral, 24h por dia, com equipe especializada por um período de tempo limitado.

O cuidado à família. 

A assistência à família está inserida como parte fundamental do cuidado ao paciente, auxiliando-a a se relacionar com suas dificuldades, sofrimento e possíveis preconceitos, como também, oferecendo-lhe orientações e esclarecimentos sobre a enfermidade do seu familiar.

O que fazer depois da internação? 

Trabalhamos com curtas internações, sempre focados em alcançar a melhora do cliente o mais rápido possível. Sendo assim, durante o período da internação a equipe, juntamente com o cliente e sua família, constroem o direcionamento para a continuidade do tratamento após a alta.

Esta preocupação é imprescindível para evitar novas crises, oferece ao cliente e a sua família tranquilidade por consolidar as conquistas e melhoras do cliente alcançadas no período.

Como iniciar este tipo de tratamento? 

Para iniciar este tipo de acompanhamento, temos plantão 24h. Qualquer dúvida sobre procedimentos específicos sobre o seu convênio ou particulares é só ligar para recepção da clínica, no telefone: (71) 3418-7444.

Dependentes químicos

Contamos com um Programa específico e completo para dependentes químicos, nas opções de internação integral e o Hospital Dia, este último, funciona em três modalidades de tratamento: intensivo, semi-intensivo e não intensivo.

Propomos tratar usuários e familiares em relação a todas as questões referentes ao uso e abuso de Substâncias Psicoativas, oferecemos entrevistas motivacionais, grupos e oficinas terapêuticas.

Trabalhamos com internações voluntárias e involuntárias, sendo que a involuntária pode tornar-se voluntária a qualquer momento, após avaliação da equipe técnica.

Além de uma oferta variada de oficinas terapêuticas, música, artes, artesanato, entre outra. Oferecemos grupos terapêuticos diários que trabalham a partir de quatro eixos temáticos relacionados à história de uso de cada indivíduo.

Toda nossa atuação busca a humanização na assistência ao usuário, procurando inseri-lo socialmente a partir da continuidade do tratamento. Trabalhamos para que usuários e familiares obtenham sucesso nessa caminhada.